“Facing Faces” coming

“Facing Faces” group show is coming this week at Funarte gallery, LXFactory. The show gathers works from a wide variety of artists including Álvaro Perdigão, Duma Arantes, Eugenia Solomkina, Jimmy C, Louise Dear, Mário Jaleco, Pure Evil, Shannon Crees, Vanessa Teodoro & Vhils.

 

facing_faces

Facing Faces é um novo projecto da iniciativa da Galeria Funarte. Tem por objectivo apresentar um conjunto de obras em que se tematiza a representação do rosto humano.
O rosto constitui-se como a referência essencial da construção da identidade, nossa e dos outros. As nossas estruturas percetivas funcionam fisiologicamente de modo a organizar pontos no espaço que nos induzem a configuração espontânea do rosto; a nossa posição bípede situa-nos “cara a cara”; os espelhos refletem, primeiramente, o nosso rosto; os documentos de identificação têm-no como elemento central e o rosto é, para a maior parte dos cidadãos do mundo, a única ou a principal parte do corpo totalmente descoberta. Afinal, é no rosto que estão os olhos que nos permitem ver, a boca que nos alimenta, o nariz e os ouvidos.
É justamente a natureza e os limites desta experiência natural e cultural da identidade humana que são abordados nesta exposição, colocando o espectador em confronto com modos não habituais da sua apresentação: o auto-retrato, o rosto das pessoas que nos são próximas, os rostos de pessoas anónimas, os rostos de pessoas que não existem, são-nos aqui propostos em escalas invulgares, por vezes desfigurados, desfocados, abstractizados.
É o reconhecimento da possibilidade desta diversidade de rostos humanos que pretende suscitar nos espectadores uma questão fundamental: continuam a ser humanos como nós?

RSVP Facebook event

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *