“Silver Kings & Paper Toys” coming

Tomorrow night, Montana Shop & Gallery returns to the usual set of exhibitions in the gallery, and to open up the year is Glam with her “Silver Kings & Paper Toys” show. Expect lot’s of paper toys and funny characters.

 

Press Release (PT)

montanashopLX_Glam

Na próxima sexta-feira, dia 10 de janeiro, inaugura pelas 19h00 a primeira exposição individual de Catarina Monteiro na Montana Shop & Gallery, em Lisboa. A exposição intitulada “Silver Kings & Paper Toys” recria uma insólita fábrica de sprays, recorrendo à escultura em papel e cartão. Esta unidade fabril, integralmente construída em cartão e papel, que está prestes a inaugurar no Bairro Alto é gerida por um rei que ostenta uma coroa prateada que coordena uma equipa de estranhas criaturas na linha de montagem. Nunca se sabe, ao certo, o que esperar à boca da máquina.

glam3

Nesta mostra, Catarina Monteiro conjuga os seus dois universos artísticos – o grafitti e a escultura em papel, sendo a temática o ponto de união. O título “Silver kings & paper toys” assume por isso um duplo sentido. É simultaneamente uma referência à linguagem de graffiti, onde os “kings” são os melhores pintores e os “Toys” representam os mais inexperientes. A exposição tem assim várias camadas de leitura que convidam o visitante a um olhar atento.

glam4

Catarina Monteiro, também conhecida por Glam no mundo graffiti, tem 28 anos, nasceu em Lisboa e é licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. No mundo do graffiti, no qual enveredou aos 15 anos, é convidada regularmente para fazer vários trabalhos dos quais se destacam os mais recentes murais no “muro azul” do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (Hospital Júlio de Matos), promovido pela GAU (Galeria de Arte Urbana); o mural do Seixal Graffiti 2013 ou o mural na Quinta da Fonte, em Loures, no âmbito do projeto “O Bairro i o Mundo”, um dos bairros que integram a lista dos mais problemáticos do país. Além disso, o nome Glam já se espalhou por várias cidades europeias, designadamente Londres, Roma, Barcelona, entre outras. Trabalha também na área da ilustração com recurso a recortes e construções me papel.

1602091_704272806264375_2077988208_o

Where?

Location: Montana Shop & Gallery, Rua da Rosa 14G, Lisboa
Opening: Friday, January 10th, 2014 after 21h
Closing: Friday, March 1st, 2014