Wallpeople 2012 coming


With successful editions in the past, through various cities around the world, Wallpeople is back to the cities of Lisboa and Porto. If you’re around, get involved. Check inside how to participate.

Wallpeople 2012 (PT)

No próximo dia 9 de junho, 32 cidades do mundo irão unir-se com um propósito: expressar as suas ideias livremente através da arte. Por um dia, pessoas anónimas serão as autênticas protagonistas de uma exposição muito diferente. Um muro público irá tornar-se numa galeria improvisada ao ar livre onde cada participante poderá exibir as suas próprias obras e observar as dos demais.

Desenhar, escrever uma história, tirar uma fotografia, criar um objeto, existe uma infinidade de formas de exteriorizar uma ideia ou uma emoção. E, hoje em dia, o mundo precisa de se expressar mais do que nunca. Wallpeople procura que com ‘Express yourself’, as pessoas manifestem livremente os seus pensamentos e a sua criatividade e os partilhem num espaço público. Não importa a temática, o formato ou a mensagem, o único requisito é que se possam colocar na parede. Assim, o evento apresenta-se como uma oportunidade para que artistas e criadores tenham uma maior visibilidade e possam interagir entre eles.

 

O que é o Wallpeople?

Wallpeople é um projeto cultural internacional que convida as pessoas a criar e recriar, a divertir-se, a ser parte dum momento num espaço urbano determinado, com a intenção de se tornarem parte de uma obra de rua única, irrepetível e feita por todos. O objetivo é devolver a arte às ruas e reivindicar o espaço público como meio de expressão e interação cidadã.

Em abril de 2010 realizou-se um primeiro evento de arte urbana participativa baseado na fotografia. Juntaram- se à iniciativa 10 cidades do mundo e Lisboa foi a primeira cidade a juntar-se a este projeto.

Em 2011 a proposta foi criar o “Mural da Felicidade”, onde cada participante podia colocar qualquer fotografia que para si refletisse este sentimento universal. Graças à difusão online, e à grande aceitação do projeto, Wallpeople duplicou o número de cidades passando de 10 a 20 cidades em todo o mundo. O Porto juntou-se ao projeto e Lisboa foi novamente das cidades onde houve mais adesão.

Wallpeople 2012 – ‘Express yourself’ vai ser a edição mais global até à data e está aberta a várias disciplinas artísticas, além da fotografia. Estas são as 32 cidades que participarão: Barcelona, Lisboa, San Juan de Porto Rico, Bilbao, Santiago do Chile, Roma, Budapeste, Buenos Aires, Cidade do México, Palma de Maiorca, Toronto, Lleida, Guaiaquil, Panamá, Varsóvia, Bratislava, Caracas, Madrid, Banguecoque, Kuala Lumpur, Porto, Nova Iorque, Lima, Berlin, Málaga, Istanbul, León, Bogotá, Miami, Valência, Rio de Janeiro e Monterrey.

Lisboa

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/143078885824026/permalink/145620782236503/
QUANDO | 9 de Junho das 17.00h às 19.00h
ONDE | Largo de São Carlos, Lisboa

Porto

Evento no Facebookhttps://www.facebook.com/events/144071712391490/
QUANDO | 9 de Junho das 17.00h às 19.00h
ONDE | Rua Miguel Bombarda, Porto

Como participar:

• No dia 9 de junho, dirija-se ao local especificado e leve a sua ou as suas criações.

• Serão aceites todos os tipos de trabalhos e técnicas desde que sejam suficientemente leves para que fiquem seguras na parede: desenho, pintura, gravura, ilustração, fotografia, colagem, BD; artesanato em papel e cartão, croché, guardanapos, Post-it’s; composições mistas, postais, origamis, poemas…

• O tamanho e forma são livres, mas não são aceites peças gigantes (1 x 1 m.). • O evento é efémero e decorre durante apenas duas horas: 1 hora para a construção do mural e 1 hora para exposição.

• A organização terá à disposição “Bostik”, no entanto recomenda-se aos participantes que também tragam este tipo de material para colar.

• Cola o teu trabalho ao lado de outro, com um pequeno espaço entre os dois, respeitando as criações.

No final, indicado pela organização, podes reaver a tua criação ou trocar com o trabalho de outro participante. Aconselhamos também a quem quiser que ponha o seu email na parte de trás da obra, tornando assim o evento numa experiência mais interativa e enriquecedora para os participantes.

Não se aceitarão:

. Obras que tenham que ser penduradas com ganchos ou pregos. Não está permitido perfurar ou danificar a parede

. Obras pesadas que não fiquem seguras apenas com “bostik”. Também não poderão ser postas no chão. . Obras de conteúdo ofensivo ou discriminatório

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.