Balões ao Alto


Só porque achei bastante interessante:
“Na sexta-feira dia 10 de Julho de 2009 serão pendurados nas janelas dos edifícios da Baixa de Lisboa balões amarelos e pretos. Cada balão representará um criativo que naquele local trabalha ou reside, formando o conjunto um mapa tridimensional dos espaços da Baixa ocupados por esta classe. Designers, fotógrafos, crafters, performers, arquitectos, músicos, pintores e escultores da Baixa anunciam assim que há vida na Baixa, e que este não é um espaço em estado de completo abandono.B09 – NÓS! uma iniciativa do projecto BAIXA’Zero Nove.”

BAIXA’ Zero Nove by Kaputt! e Moov

Baixa`Zero Nove é um projecto concebido pelos ateliers Moov e Kaputt!, sediados na Baixa de Lisboa, que pretende determinar e contactar a comunidade de criativos, actualmente a trabalhar ou a residir na Baixa Pombalina. Pretende-se sobretudo saber se este espaço no seu estado actual, tem capacidade de atrair e sustentar a actividade de designers, fotógrafos, crafters e performers, arquitectos, músicos, pintores, escultores, etc.

O Projecto Baixa ZeroNove não é um trabalho de cariz científico, assumindo-se a subjectividade e informalidade da sua contribuição. Pretende-se, contudo, que este projecto informe de uma forma válida a discussão actualmente em curso, sobre modelos de revitalização e reabilitação para a Baixa de Lisboa. Importa sobretudo contrariar a ideia de que a Baixa é actualmente um espaço em estado de completo abandono.

O Baixa Zero Nove organiza-se a partir de quatro acções concretas que convidam à participação da comunidade criativa da Baixa. As duas primeiras, mais internas, já tiveram lugar, as duas últimas, de carácter mais público funcionam como epílogo do projecto e irão ocorrer nos dias anunciados:

1) B09 – QUEM? – Esta acção consistiu num curto inquérito, de resposta directa por mail, que foi realizado entre 20 de Abril e 4 de Maio. Através deste inquérito procurou-se conhecer as características desta comunidade – quantos são, que actividade concreta exercem, quais as razões porque escolheram a Baixa, etc. Na resposta a este inquérito estiveram envolvidos cerca de 60 criativos. Também através desta acção foram identificadas 53 entidades e 190 criativos.

2) B09 – Mapas – A segunda acção passou por um desafio lançado a alguns dos criativos abrangidos no inquérito – ilustradores, arquitectos, fotógrafos – de criar um mapa que reflectisse a sua análise sobre determinada temática da Baixa. Nove temas foram seleccionados, nove mapas foram produzidos.

3) B09 – NÓS! – Esta acção a ser realizada durante o dia 10 Julho, pretende mapear a localização dos criativos a trabalhar na Baixa. Neste dia todos os espaços ocupados por criativos serão sinalizados através de um elemento comum: um balão com hélio a ser fornecido no dia do evento, que suspenso nas janelas será visível a partir do espaço público.

4) B09 – À RUA! – Festa a decorrer no dia 11 de Julho num espaço da Baixa. Neste evento serão expostos os mapas produzidos em B09 – Mapas, bem como, os resultados do inquérito, sendo uma oportunidade de reunir e conhecer a classe criativa a operar na Baixa de forma informal e descontraída.

Organização/Produção:

Kaputt! | Rua Augusta | 91 3202599 | kaputt.lisboa@gmail.com
Moov | Rua dos Fanqueiros | 21 0150837 | moov.email@gmail.com

Parceiros/Apoios:

A Outra Face da Lua | Rua da Assunção | Nº 22 | http://www.aoutrafacedalua.com
MAL | Movimento Acorda Lisboa http://www.movimentoacordalisboa.com/

3 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.