Hors les murs coming

This Friday and for the rest of a whole year, prepare to have more urban art around Lisboa with 1 place, 2 partners, 4 artists & 365 days with Hors Les Murs. Starting with Alexandre Farto aka Vhils (PT), ±Maismenos± (PT), Olivier Kosta-Théfaine (FR) & Remed (FR) at Institut français du Portugal together with Underdogs gallery.

 

horslesmur1

PressRelease (PT)

O Institut français du Portugal e Underdogs apresentam:

Hors les Murs – Exposição Colectiva de Arte Urbana de Alexandre Farto aka Vhils (PT), ±MaisMenos± (PT), Olivier Kosta-Théfaine (FR), e Remed (FR) no Institut français de Portugal – 07 Março 2014 – 07 Março 2015

Lisboa é uma das plataformas privilegiadas da Arte Urbana, Arte da rua, Arte na Rua. Os artistas intervêm espontaneamente nos muros e nas fachadas da cidade. A actualidade (sobretudo política e económica), a localização, a arquitectura, a matéria, as superfícies acidentadas da cidade…tudo é matéria para inspirar, deformar, utilizar, desviar. O espaço urbano como espaço de intervenções artísticas, poéticas, políticas. Lugares abandonados que retomam vida alguns meses, transformam-se continuamente. Estes artistas fascinam pela sua liberdade e criatividade. O mundo da arte interessa-se por eles: filosofia de vida, movimento artístico ou um meio de expressão artístico como qualquer outro? As galerias interessam-se por estes artistas, as suas obras são documentadas, a imprensa segue-os, as suas obras originais são admiradas e fotografadas nas ruas do mundo inteiro.

1 lugar, 4 artistas, 365 dias

Do espaço urbano à Galeria Underdogs ao Institut français du Portugal

Durante 365 dias, o número 91 da Avenida Luís Bívar, propõe-se ser o local de intervenção de artistas urbanos tanto franceses como portugueses. Esta recente transformação do coração do Institut Français du Portugal em parceria com a Galeria Underdogs marca o início de uma nova programação cultural que ao longo do ano 2014 se voltará para a juventude, a diversidade cultural, a francofonia e as culturas urbanas.

Hors les Murs é um diálogo visual encenado nas paredes do Institut français du Portugal entre quatro artistas que têm, no decurso da sua obra, desenvolvido múltiplas reflexões estruturais com recurso a vários formatos e suportes no espaço público das cidades contemporâneas.

Expressando a vitalidade e a diversidade de linguagens visuais que os artistas têm desenvolvido nas suas abordagens à criação no vasto território do espaço urbano, Hors les Murs contempla as novas proposições estéticas da arte urbana num contexto interior, jogando com a condição selvagem e apropriadora da sua natureza e celebrando o seu fulgor primário fundamental no modo como re-cria e re-interpreta os signos, significados e estruturas físicas e culturais da cidade.

Hors les Murs sublinha diferenças e semelhanças, contrastes e aproximações numa multiplicidade de leituras dos vários planos de realidade que a dimensão do espaço urbano encerra, expressando abordagens ora puramente críticas ora emocionais e poéticas na sua sublimação da condição humana nas sociedades urbanas contemporâneas.

horslesmur2

Where?
Monday to Friday 8:30 – 21:00/ Saturday, 8:30 – 13:00
Institut français du Portugal
Avenida Luís Bívar, 91, 1050-143 Lisboa
www.ifp-lisboa.com

Leave a Reply

Your email address will not be published.