“Concentricum” coming

This Saturday, 1st of February, Addfuel inaugurates “Concentricum”, his latest solo show in Coimbra at the Mercearia de Arte Gallery, curated by Lara Seixo Rodrigues (WOOL). The artist who was in Coimbra recently for this piece, will also revisit it with an indoor approach. Read more about it below.

Press Release (PT)

addfuel_invite

Mercearia de Arte apresenta a exposição CONCENTRICUM de Add Fuel, como é mais conhecido Diogo Machado, um dos artistas integrantes da nova geração de criadores de arte urbana. Com inauguração a 1 de Fevereiro, pelas 21h30, a exposição, com curadoria de Lara Seixo Rodrigues, permanecerá até 28 de Fevereiro.
Add Fuel, que esteve recentemente em Coimbra para a realização do mural “Tem Sempre Encanto”, na rua Fernão Magalhães (junto à Loja do Cidadão), visita de novo esta cidade, revisitando também este trabalho, numa versão “indoor”.

adduel02

“Frequentemente questionada por uma breve descrição quanto ao actual momento artístico de ADD FUEL, a resposta quase instantânea e recorrente tem sido ‘portugalidade’. Mas a verdade, é que fazer conter todo o trabalho deste artista numa simples palavra, é tarefa quase impossível!
Se é clara a percepção de um carácter específico da cultura e da história portuguesa, tanto pelo uso da cerâmica como suporte do seu trabalho, como pela utilização dos tradicionais e infindáveis padrões da nossa azulejaria, o trabalho de ADD FUEL oferece-nos adicionalmente uma imensidão de universos imaginários, povoados de criaturas de ficção (quase) científica, que têm tanto de simpáticas, como de assustadoras, tanto de sarcásticas, como de hilariantes.
É nestes universos, irremediavelmente influenciados pelo mundo do skate, do punk, dos videojogos ou da animação, que encontramos reflexo do (já longo) percurso de Diogo Machado enquanto ilustrador. O mesmo, com que brinca e nos brinda na re-interpretação e na re-invenção da azulejaria tradicional portuguesa, alinhando precisa e simetricamente, uma enormidade de figuras de data contemporânea, que formam elementos plenos de plasticidade e de historicidade.

adduel01
Creio que é esta característica de ‘dupla leitura’ (e por vezes tripla, quando se lhe incorpora uma mensagem) que acompanha todo o trabalho de ADD FUEL, seja a cerâmica, a madeira ou a parede em espaço público o seu suporte, que se assume como um traço inconfundível e extremamente enriquecedor do mesmo. Esta capacidade de possibilitar uma multiplicidade de leituras por parte do observador ou do transeunte. Esta capacidade ‘do parecer e do ser’ num trabalho uno. Esta capacidade de laboração a várias escalas e camadas, oferecendo igualmente diferentes observações e percepções da história nacional e local, no que a esta nossa herança se refere.
É todo este processo de criação de algo novo e único, com base em algo existente, que será exposto em CONCENTRICUM. Uma pequena, mas concentrada, deambulação no tempo, forma e método, estendida momentaneamente ao exterior, revisitando o trabalho ‘Tem Sempre Encanto’ realizado em Coimbra, que renasce agora no interior.”
Texto de Lara Seixo Rodrigues

adduel03

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.