MURALIZA 2016 coming

The 3rd edition of Muraliza is coming right next week, starting on the 27th through the 5th of July. This edition has the participation of artists Paula Bonet (ES), Moneyless (IT), Daniel Eime (PT), Kruella D’Enfer (PT), MAR (PT), Add Fuel (PT) and a special lettering workshop with HalfStudio . Press Release inside.

MURALIZA

FESTIVAL DE ARTE MURAL DE CASCAIS

MURALIZA 2016 - 02 _ cartaz

Regressa entre 27 de Junho e 5 de Julho com uma nova centralidade, no Bairro da Torre.

Na sua 3º edição, o MURALIZA mantém o desejo (repetido) de renovação do estatuto de Cascais como berço de todas as expressões artísticas de rua em Portugal e inevitavelmente, o crescimento sustentado e qualitativo do CIRCUITO DE ARTE MURAL que, iniciado em 2014, já se configurou como um novo ponto de interesse turístico e cultural do Concelho e Vila.

Nesta nova edição, cientes de todas as inúmeras facetas de transformação cultural, social e/ou económica que o MURALIZA transporta em si, mudamo-nos de armas e bagagens, que é como quem diz, com muita tinta, muita cor, muita animação e aprendizagem, … para o BAIRRO DA TORRE.

Durante os 9 (nove) dias de festival, será possível acompanhar, a par e passo, o talento de PAULA BONET (espanhola), MONEYLESS (italiano), DANIEL EIME, KRUELLA D’ENFER, MAR e o repetente e residente ADD FUEL na pintura de murais de grande e média dimensão, sempre inspirados nas inúmeras e únicas características da região e, concretamente, nas peculiaridades deste bairro social construído na década de 60.

De forma semelhante às edições anteriores, encontram-se programadas para os últimos dias do MURALIZA um conjunto de VISITAS GUIADAS (em português, inglês ou espanhol), abertas a toda a população e interessados, durante as quais se permite a compreensão profunda das peças resultantes das edições anteriores e em execução e tudo sobre os percursos dos artistas presentes.

Procurando uma maior proximidade entre a comunidade local e as práticas / técnicas artísticas de que se fazem uso na rua, propomos nesta 3º edição, um WORKSHOP DE LETTERING orientado pelo colectivo HALFSTUDIO, que desenvolvem a sua prática artística nesta área.

O MURALIZA – Festival da Arte Mural de Cascais é um evento financiado pela Câmara Municipal de Cascais, organizado pela associação de intervenção criativa – Mistaker Maker e que conta com o apoio e /ou patrocínio de empresas locais e nacionais.

MURALIZA 2016 - 04 _ Paula Bonet MURALIZA 2016 - 05 _ Moneyless MURALIZA 2016 - 06 _ Kruella dEnfer MURALIZA 2016 - 07 _ Daniel Eime13497676_526417524225872_7034809469646424691_o

LOCAIS DE INTERVENÇÃO  (nota: poderão ocorrer alterações)

PAULA BONET (es) _ Rua do Salmonete

MONEYLESS (it) _ Rua Estrela do Mar 261

DANIEL EIME (pt) _ Rua dos Maias 149

KRUELLA D’ENFER (pt) _ Travessa dos Bivaldes 41

MAR (pt) _ Rua Estrela do Mar 830

ADD FUEL (pt) _ Praça da Gaivota 112

 

VISITAS GUIADAS

1 de Julho, 17h _ idioma: português

2 de Julho, 17h _ idioma: inglês

4 de Julho, 17h _ idioma: português / espanhol

ponto de encontro _ Largo Luís de Camões (escadaria / palco central)

 

WORKSHOP DE LETTERING

MURALIZA 2016 - 08 _ workshop Halfstudio

horário _ dias 30 de Junho e 1 de Julho, entre as 14:30 e as 18:00, no espaço Take.it, no Bairro da Torre

formador _ colectivo HALFSTUDIO, que desenvolvem o seu trabalho nesta área.

duração _ 6 horas

resumo _ workshop de técnicas de desenho de lettering manual. Identificar os vários contextos de aplicação de lettering e adequar o seu desenho para um propósito específico (forma / função), adquirir noções de esboço de lettering, estrutura e forma das letras.

No final do workshop os formandos deverão ter adquirido a capacidade de desenvolver um método que permita evoluir dos primeiros esboços até ao desenho final, fazendo as correcções necessárias ao longo do processo de desenho.

programa _

– introdução de vários estilos de lettering e sua aplicação em diferentes contextos?

– técnicas de esboço para o desenho de lettering?

– exercícios livres de desenho com acompanhamento do processo?

– apresentação do esboço final e discussão dos resultados.

objectivos _

– identificar os vários contextos de aplicação de lettering e adequar o seu desenho para um propósito específico (forma / função)?

– adquirir noções de esboço de lettering, estrutura e forma das letras?

– ter a capacidade de desenvolver um método que permita evoluir dos primeiros esboços para o desenho final, fazendo as correções necessárias ao longo do processo de desenho.

público alvo _ podem participar neste workshop todos os profissionais e estudantes de design ou artes plásticas e outras áreas criativas que tenham interesse em desenvolver técnicas de desenho de lettering manual? não são necessários quaisquer conhecimentos prévios de desenho de lettering manual? Maiores de 16 anos.

dimensão grupo _ máximo 15 pax (mediante inscrição prévia)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *