Stencil workshop by Samina

Thanks to Mistaker Maker, Samina is holding a stencil workshop next week in Coimbra. Get the full description and info you need to attend right below.

ConventoSaoFrancisco-_-FIO-_-cartaz

FIO_mockup

PRESS RELEASE

No próximo dia 28 de Março (segunda-feira) o CONVENTO SÃO FRANCISCO, em Coimbra, dará início ao seu primeiro projecto artístico, que se desenvolverá ao longo de 3 semanas.
De forte cariz comunitário e participativo, FIO | MEMÓRIAS COMO MATÉRIA-PRIMA, trabalhará sobre a memória da FÁBRICA DE LANIFÍCIOS DE SANTA CLARA, dando especial protagonismo aos seus proprietários e a todos os que nela trabalharam, homenageando desta forma, os últimos anos de utilização deste edifício.
FIO, nas suas várias fases de desenvolvimento, pretende a ativação destes patrimónios (material e imaterial), através da leitura, da documentação e da inscrição das memórias daqueles que foram os últimos habitantes de São Francisco, conferindo, simultaneamente, ao espaço do Convento, uma carga emocional particular, com um significado muito próprio, que o permita funcionar como um agente de intermediação e de ligação entre diversas comunidades.
A proposta artística de FIO, desenrola-se por 4 (quatro) fases, distintas tanto no que se refere à tipologia de trabalho, como distintas em relação ao nível de participação comunitária que se pretende alcançar, mais ou menos activa, apesar de em todas elas se pretender, desejavelmente, a criação de vínculos directos com a comunidade, seja ela uma comunidade artística, histórica, familiar ou simplesmente local.
Desta forma e concluída uma primeira aproximação aos últimos habitantes do Convento, que serão a base de trabalho de todo o FIO, daremos começo (activo) a toda a acção artística, promovendo um WORKSHOP DE STENCIL orientado pelo reconhecido artista urbano SAMINA, de participação aberta a toda a comunidade. Este terminará, com a pintura do trabalho produzido por locais estratégicos, comunicando todo o intuito deste projecto, mas igualmente, anunciando a abertura do Convento à comunidade.
Tal como referido pela própria equipa gestora deste novo equipamento de Coimbra “O CONVENTO SÃO FRANCISCO pretende apresentar novas propostas criativas, com recurso a linguagens contemporâneas, dedicadas à história, patrimónios e memórias da cidade de Coimbra e dos seus territórios mais próximos. Através de projectos artísticos diversos, procuraremos construir novas narrativas sobre as representações do território. Por outro lado, é também nossa intenção resgatar e inscrever no espaço público memórias submersas, num exercício criativo de pluralização e reinvenção do discurso memorial favorecendo experiências que valorizam a
emoção e a aprendizagem proporcionada pela “experiência única do lugar”. Neste sentido, queremos envolver no processo memorial novos atores sociais e culturais, de forma a produzir renovadas dinâmicas identitárias e afiliações ancoradas na diversidade patrimonial do Convento e da cidade.”
Fiéis a estes propósitos, FIO e todo o acumular de memórias registadas nas fases de trabalho anteriores, será alargado e cimentado na cidade de Coimbra e arredores, através de uma intervenção de PINTURA MURAL de grandes dimensões em local de destaque, algo que se repetirá no próprio interior do Convento São Francisco, convidando toda a comunidade para esta (re)descoberta.
Todas as acções artísticas serão devidamente registadas e documentadas, apresentando-se igualmente como pretexto para um registo longo das memórias dos últimos habitantes do Convento, o que nos servirão de inspiração a todo o FIO.

workshop 01 workshop 02 workshop 03 workshop 04

FIO | ESTRUTURA DO PROJECTO

FIO | FASE 01 | WORKSHOP COMUNITÁRIO
Para além do objectivo central referido anteriormente e propósito de todo o projecto FIO, a visita e recriação de uma memória colectiva comunitária, executada de forma participativa, pretende-se fornecer bases aos participantes no que respeita à técnica de corte de um stencil, salientando a sua importância no processo de um trabalho, que pode ser uma pintura, ou não. Propõe-se uma mistura de técnicas e criatividade que permitirá ao participante conhecer todos os passos necessários para a realização de um trabalho artístico com stencil.
Formador | artista urbano SAMINA, assistido por outro artista urbano, ADRES, sendo que ambos desenvolvem o seu trabalho através desta técnica.?Local | Convento São Francisco _ Largo Rossio de Santa Clara, 3040 – 268 Coimbra?Horário | 28 de Março – das 14.30 às 18:00;
| 29 de Março a 3 de Abril – das 10:00 às 13:00 + das 14.30 às 18:00;?Dimensão grupo |máximo 15 pax (mediante inscrição prévia)?Público Alvo | estudantes e não estudantes, dos 14 aos 60 anos (no caso de participantes menores, deverá ser apresentada respectiva autorização pelos encarregados de educação)
FIO | FASE 02 | MURAL interior
Nesta reabertura do Convento São Francisco, assumidamente se pretende um ‘retorno’ ao edifício. Neste edifício surgiu o projecto, aqui se preparou, daqui se partiu para as ruas e aqui se regressa, promovendo a visita e o (re)conhecimento do Convento, desejavelmente criando ligações de afecto, entre a história, o presente, a ‘nova rua pintada’ e o ‘novo’ interior, feito por todos e para todos.
Esta última ideia, estará espelhada em grande mural, pintado num dos espaços de acesso ao novo ‘welcome center’, um espaço de ‘conhecimento, descoberta e identificação’ futuro, no qual propomos a execução de grande mural pelo artista SAMINA, tendo como base de trabalho os rostos dos antigos trabalhadores e proprietários, os mesmos que foram cortados pela comunidade e pintados pelas ruas de Coimbra.
Local | interior do Convento São Francisco _ Largo Rossio de Santa Clara, 3040 – 268 Coimbra Data de realização | entre 4 e 8 de Abril (período estimado)
FIO | FASE 03 | MURAL exterior
Encerrando esta proposta de ‘conquista e aproximação’ da comunidade de Coimbra ao Centro de Convenções e Espaço Cultural do Convento de S. Francisco e pela naturalidade e simplicidade como a Arte Urbana atinge as mais variadas faixas etárias, demonstrando que tem o poder de fomentar e promover o acesso à Arte e Cultura, propomos a realização de um mural de grande dimensão em área central da cidade de Coimbra (local a definir).
O artista SAMINA utilizará os mesmos rostos neste mural, interligando o centro de Coimbra e o novo edifício, encerrando um conjunto de intervenções e acções comunitárias e para a comunidade.
Local |artéria de circulação central da cidade de Coimbra, todavia a confirmar. Data de realização | entre 11 e 15 de Abril (período estimado)

Produção

A acção FIO | MEMÓRIAS COMO MATÉRIA-PRIMA é produzida pela MISTAKER MAKER – Associação de Intervenção Criativa, uma associação sem fins lucrativos, de índole artística e cultural, que tem por missão e principais objectivos: fomentar activamente e criativamente a produção e promoção de exercícios de Arte Contemporânea, em todas as suas (novas) formas de expressão; estimular informalmente, através da exploração de novos caminhos na produção de conteúdos, a integração de públicos heterogéneos, visando um reforço de massa crítica e a criação, não somente de novos produtos artísticos, como também de crescente valor económico, social e cultural.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *